23 de dez. de 2013

Fonética e Fonologia das Línguas de Sinais


 Eva dos Reis Araújo Barbosa (2013)

Libras
Fonte: http://www.cct.ufcg.edu.br/


Assim como qualquer outra língua, a Língua de Sinais também possui sua gramática própria, ou seja, ela também tem sua fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, etc. Isso contribui, juntamente com outros fatores , para a confirmação de seu status de língua (ver: http://nomundodalibras.blogspot.com.br/2013/12/linguisticalinguagem-e-lingua-lingua.html).


Segundo Cunha e Cintra (2008, p. 41), nas línguas orais “a disciplina que estuda minuciosamente os sons da fala, as múltiplas realizações dos FONEMAS, chama-se FONÉTICA. A parte da gramática que estuda o comportamento dos FONEMAS numa língua denomina-se FONOLOGIA OU FONÉMICA”.

Já nas Línguas de Sinais, a Fonética e a Fonologia estudam as unidades mínimas que formam os sinais e que isoladamente não apresentam nenhum significado (QUADROS; KARNOPP, 2004). Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 81-82), essas duas áreas se relacionam, já que possuem o mesmo objeto de estudo, porém há pontos de vista diferentes:

A principal preocupação da fonética é descrever as unidades mínimas dos sinais. A fonética descreve as propriedades físicas, articulatórias e perceptivas de configuração e orientação de mão, movimento locação, expressão corporal e facial. [...] A fonologia estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas com as diferenças de significado.

Nos anos de 1960 a 1970, aconteceram as primeiras investigações linguísticas em relação à Língua de Sinais, realizadas por um grupo de pesquisadores, dentre eles Stokoe, que realizou a primeira descrição estrutural da Língua de Sinais Americana (ASL) e propôs a decomposição dos sinais dessa língua em três parâmetros: a configuração de mão (CM), a locação da mão (L) e o movimento da mão (M).


Dessa forma, esses parâmetros foram considerados como unidades mínimas de formação dos sinais, tais como os fonemas nas línguas orais. A partir dos trabalhos desenvolvidos por Stokoe, outros parâmetros foram adicionados à fonologia das Línguas de Sinais: a orientação da mão (Or) e as expressões não-manuais (ENM) (QUADROS; KARNOPP, 2004).

Segue abaixo uma explicação a respeito de cada um dos parâmetros, de acordo com Quadros e Karnopp (2004):

·         Configuração de mão (CM): as várias formas que a mão adquire durante a realização dos sinais;

Configurações de Mão da Libras
Fonte: http://tertuliasdelibras.blogspot.com/

·         Movimento (M): envolve várias formas e direções, eles podem ser: internos da mão, do pulso ou direcionais no espaço;

·         Locação (L): também chamado de ponto de articulação (PA), diz respeito à área do corpo ou do espaço em que o sinal é realizado; 

·         Orientação da mão (Or): é a direção para a qual a palma da mão aponta durante a realização do sinal, ela pode ser: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda;

·         Expressões não-manuais (ENM): são os movimentos realizados pela face, pelos olhos, pela cabeça ou pelo tronco durante a realização dos sinais.  

Expressões Faciais
Fonte: http://editora-arara-azul.com.br/


Fonte:

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.



Texto escrito por Eva dos Reis Araújo Barbosa, no dia 09 de dezembro de 2013 e revisado no dia 27 de março de 2019.

_______________________________________________________________________

Evite plágios! 



Fique de olho
Fonte: http://pueridei.com.br

Ao citar algo que esteja em nosso Blog, cite as devidas fontes: BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Nome do texto do Blog. Santa Luzia: No mundo da Libras, 2013. Disponível em: <<http://nomundodalibras.blogspot.com.br/>>. Acesso em: coloque a data.















20 comentários:

  1. Ótimo com certeza me ajudou muito. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o site, utilizei como pesquisa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto,Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado ficou muito bom me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Minha pergunta é simples, se um usuário da Libras perde um dedo (amputado) ou atrofiado, como será denominada esta "falha" na Libras, uma vez que, afeta diretamente um dos principais parâmetro da Língua? (Dasilva)meu sinal e a configuração da mão em "d" em + Cruz!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!vai me ajudar bastante no seminário da faculdade.

    ResponderExcluir