Libras

Você sabe o que é a Libras?


Eva dos Reis Araújo Barbosa (2013)

Libras
Fonte: http://www.fernandazago.com.br/

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua natural* dos surdos brasileiros, reconhecida pela lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que diz o seguinte:
                    
 Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.                                                                                                           
 Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. (BRASIL, 2002, p. 1)          


Cada país possui sua língua de sinais específica, ou seja, a língua de sinais não é uma língua universal, como a maioria das pessoas pensa. Dessa forma, nos Estados Unidos é utilizada a ASL (American Sign Language), na França a LSF (Língua de Sinais Francesa), em Portugal a LGP (Língua Gestual Portuguesa), e assim por diante. Além disso, existem as chamadas variações linguísticas dentro de um mesmo país, da mesma forma que acontece com as línguas orais: um surdo do Rio de Janeiro utiliza alguns sinais diferentes de um surdo de São Paulo, por exemplo. Veja a imagem abaixo:



Variação Regional
Fonte: PEREIRA, s.d., p. 14.

A imagem acima apresenta uma variação regional, em que o sinal VERDE é realizado de maneira diferente no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba.

A Libras não é dependente da Língua Portuguesa, portanto, a "fala" dos surdos não é o "português sinalizado", já que as línguas de sinais possuem sua gramática e estrutura próprias (fonética, fonologia, morfologia, sintaxe e semântica). Isso está diretamente relacionado ao fato de as línguas de sinais não serem linguagens, mas sim línguas, já que através delas se pode falar a respeito de qualquer assunto, conceito, sentimento, etc., além de ser possível a comunicação entre os seus falantes. Assim, não devemos compará-las a simples gestos ou mímicas, uma vez que elas não são limitadas em nenhum aspecto. Então, os surdos se comunicam por meio de sinais, que funcionam como as palavras das línguas orais.

Os falantes das línguas de sinais são os Surdos e não devem ser tratados como "surdos-mudos", "mudinhos", ou por outras formas pejorativas que existem. Além disso, há uma diferença entre o surdo, com "s" minúsculo (aquele que não participa da comunidade surda, não usa a Libras, não compartilha da Cultura Surda, etc.) e o Surdo, com "S" maiúsculo (aquele que usa a Libras, participa ativamente da comunidade surda, tem sua cultura própria, luta por seus direitos e não aceita ser tratado como um deficiente, mas sim como diferente).

Assim como o alfabeto que é utilizado nas línguas orais, a Libras possui seu alfabeto próprio, chamado de alfabeto manual ou datilologia. Este alfabeto é utilizado para escrever nomes próprios, de cidades, endereços, etc., para dizer alguma palavra que ainda não tenha um sinal específico, ou que a pessoa que está sinalizando não saiba o sinal e, também, em alguns sinais que são empréstimos linguísticos do Português, como, por exemplo, os sinais de S-U-C-O e B-A-R. Além do alfabeto, também há o sistema numérico. Seguem abaixo o alfabeto e os números em Libras:


Alfabeto Manual da Libras
 Fonte: https://www.researchgate.net

Números da Libras
 Fonte: http://librasnamatematica.blogspot.com

Porém, deve ficar claro que a Libras não é composta apenas por palavras do português "digitadas" através do alfabeto manual. Como foi citado acima, esse alfabeto é utilizado em situações específicas, já que a comunicação através dessa língua se dá por meio dos sinais que a compõem. Existem também outras configurações de mão (formatos assumidos pela mão, durante a realização dos sinais) que podem ser realizadas, tais como:

Configurações de mão da Libras
Fonte:
 http://tertuliasdelibras.blogspot.com

As línguas de sinais não são línguas ágrafas, ou seja, elas possuem alguns sistemas de escrita que foram criados por especialistas e estudiosos da área. O mais conhecido é o sistema SignWriting. Saiba mais a respeito deste sistema na página Escrita de Sinais do nosso Blog.


SignWriting
Fonte: https://culturasurda.net

A partir desta pequena explicação sobre o que é a Libras, você já pode perceber o quanto ela é importante e deve ser respeitada como língua materna dos surdos. Nós ouvintes temos o dever de aceitar o Surdo em suas diferenças e de aprendermos a Libras para nos comunicarmos com eles, nem que seja somente o básico. Assim, eles serão realmente incluídos na sociedade e terão seus direitos garantidos.


*"O termo língua natural é usado para distinguir as línguas faladas por seres humanos e usadas como instrumento de comunicação daquelas que são linguagens formais construídas" (CONLANG, s.d., p.1).


Referências: 

BRASIL, Lei n° 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá providências. Brasília: 2002. 1 p. Disponível em:  <<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>>. Acesso em: 05 ago. de 2013.

LÍNGUA NATURAL: Conlang. Disponível em: <<http://pt.conlang.wikia.com/wiki/L%C3%ADngua_natural>>. Acesso em: 05 ago. 2013.

PEREIRA, Graciele Kerlen. LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), s.d. Disponível em: <<https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/incluir/libras/curso_de_libras_-_graciele.pdf>>. Acesso em: 27 mar. 2019.


Texto escrito por Eva dos Reis Araújo Barbosa, no dia 05 de agosto de 2013 e atualizado/complementado no dia 27 de março de 2019.

_______________________________________________________________________

Saiba mais sobre a Libras nos links abaixo:

Linguística, Linguagem e Língua

Fonética e Fonologia das Línguas de Sinais


__________________________________________________



Evite plágios! 


Fique de olho
Fonte: http://pueridei.com.br

Ao citar algo que esteja em nosso Blog, cite as devidas fontes: BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Nome do texto do Blog. Santa Luzia: No mundo da Libras, 2013. Disponível em: <<http://nomundodalibras.blogspot.com.br/>>. Acesso em: coloque a data.








__________________________________________________

Esta página será atualizada sempre que possível, portanto, se você quiser saber mais informações, acesse-a novamente em uma nova oportunidade. Obrigada!

4 comentários:

  1. @mei seu blog!!!!
    sou pedagoga, estudante de libras e almejo conhecer e aprofundar meus conhecimentos nessa área.
    Vou compartilhar seu Blog com meus @migos libreiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou do Blog. Pode compartilhar, sim!
      Obrigada!
      Eva dos Reis

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas informações. Sua objetividade nos motiva a pesquisa e entendimento. Grata.

    ResponderExcluir