Escrita de Sinais



É possível escrever a Língua de Sinais?

Eva dos Reis Araújo Barbosa (2013)


Alfabeto Manual em SignWriting
Fonte: https://fbcdn-photos-a-a.akamaihd.net/


Sim! Como já foi citado em nosso Blog (ver: http://nomundodalibras.blogspot.com.br/p/libras.html), as línguas de sinais não são línguas ágrafas, ou seja, elas possuem alguns sistemas de escrita, tal como as línguas orais. Segundo Gesser (2009, p. 42), “até bem pouco tempo, a língua de sinais era considerada uma língua sem escrita”. Isso se deu pelo fato de as línguas de sinais serem excluídas da sociedade, não sendo cogitadas como objetos de pesquisa, o que ocasionou um atraso no processo de criação de sua escrita (STUMPF, 2005, apud BARRETO & BARRETO, 2012).
Barreto & Barreto (2012, p. 34-39) apresentam alguns sistemas de escrita que foram criados para a representação das línguas de sinais, são eles:
    
Notação Mimographie: publicado no ano de 1822, pelo educador francês Roch Ambroise;

Notação de William C. Stokoe: publicado pelo linguista e pesquisador americano em 1965;

Hamburg Notation System (HamNosys): teve sua primeira versão definida no ano de 1984 e foi baseado no sistema de Stokoe;

Sistema S’Sign: criado por Paul Jouison, em 1990, e recuperado, após sua morte, pela Drª. Brigitte Garcia;

Notação de François Neve: criado pelo pesquisador bélgico, no ano de 1996, também baseado no sistema de Stokoe;

Sistema de Escrita das Línguas de Sinais (ELiS): criado no ano de 1997, pela Drª Mariângela Estelita Barros;

Sistema de escrita SignWriting: criado pela norte-americana Valerie Sutton, em 1974, na Dinamarca. Como ele é o sistema mais utilizado e aceito atualmente, falaremos mais a respeito dele nos próximos parágrafos.


Valerie Sutton
 Fonte: http://enflibras.blogspot.com/


Segundo Dallan & Mascia (2010, p. 4):

O sistema SignWriting foi desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton, por volta da década de 70, quando estava na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, grafando balés tradicionais através de um sistema criado por ela para esta finalidade, o DanceWriting. Sutton despertou a atenção de pesquisadores da língua de sinais Dinamarquesa na Universidade de Copenhague, que viram naquela escrita uma possibilidade para notação dos sinais utilizados na comunicação/interação das pessoas que fazem uso desta língua visual. Surgia então, na Dinamarca, o primeiro movimento para grafar as línguas de sinais. De sistema escrito à mão, passou-se a um sistema possível de ser escrito no computador, com um programa, o Signwriter, criado dentro do próprio movimento Sutton para grafia das línguas visuais. 


DanceWriting
Fonte: https://pt.slideshare.net/

           O sistema SignWriting é o mais usado no Brasil e em todo o mundo. Através dele é possível escrever qualquer sinal, em qualquer língua de sinais, ou seja, ele funciona como um sistema de escrita universal. Nele as características das línguas de sinais são preservadas e os parâmetros fonológicos e sintáticos são descritos fielmente (BARRETO & BARRETO, 2012).
Vários são os benefícios que esse sistema de escrita traz para a educação de surdos e para os aprendizes de línguas de sinais. Alguns desses benefícios são citados por Dallan & Mascia (2010, p. 8):

A aquisição da escrita em língua de sinais pode favorecer o aluno com surdez na aquisição de novos mecanismos para abstrair e teorizar sobre o mundo que o cerca, uma vez que a escrita complementa os conhecimentos já construídos no discurso do sujeito em suas interações, socialmente. 

Outra vantagem da escrita de sinais é que esta pode ajudar ouvintes a aprenderem mais facilmente a Língua de Sinais, pois possibilita a grafia do sinal, o que vem a facilitar a organização de um material de consulta posterior.

Dessa forma, podemos perceber que a Escrita de Sinais é muito importante e deve ser difundida entre pesquisadores, aprendizes e usuários das línguas de sinais, ajudando assim a aumentar o léxico de sinais e a documentar a história dessas línguas para futuras gerações.


Referências:

BARRETO, Madson; BARRETO, Raquel. Escrita de Sinais sem mistérios. Vol. 1. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2012.


DALLAN, Maria Salomé Soares; MASCIA, Márcia A. A. A escrita de Libras (SignWriting): um novo olhar para o desenvolvimento linguístico do aluno surdo e para a formação do professor de línguas. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 3, 2010, São Paulo. Anais... Universidade de Taubaté, 2010, p. 1-15. Disponível em: <<https://www.academia.edu/2445863/A_ESCRITA_DE_LIBRAS_SIGNWRITING_UM_OLHAR_PARA_O_DESENVOLVIMENTO_LINGU%C3%8DSTICO_DO_ALUNO_SURDO_E_PARA_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DO_>>. Acesso em: 27 mar. 2019.


GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.


Texto escrito por Eva dos Reis Araújo Barbosa, no dia 08 de dezembro de 2013 e revisado/ampliado no dia 27 de março de 2019.


____________________________________________


Evite plágios!



Fique de olho. 
Fonte: http://pueridei.com.br

Ao citar algo que esteja em nosso Blog, cite as devidas fontes: BARBOSA, Eva dos Reis Araújo.Nome do texto do Blog. Santa Luzia: No mundo da Libras, 2013. Disponível em: <<
http://nomundodalibras.blogspot.com.br/>>. Acesso em: coloque a data.








Esta página será atualizada sempre que possível, portanto, se você quiser saber mais informações, acesse-a novamente em uma nova oportunidade. Obrigada!



17 comentários:

  1. Minha aluna tem conhecimento em libras, portanto consegue a transcrição da libras para o português . Mas quando faço uma leitura através dos sinais em seguida peço para reescrever a história ela não consegue mais se faço a datilologia ela consegue escrever. Conto com a colaboração de todos ue puderem mandar dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Izabel!
      Dê uma olhadinha no livro "Escrita de Sinais sem Mistérios" e no livro indicado abaixo pelo colega Sergio Ribeiro.
      Obrigada pelo contato.
      Abraços,
      Eva dos Reis.

      Excluir
  2. Ola,

    Gostaria de sugerir também o livro "Escrita de Sinais na Educaçao do Aluno Surdo" no link:

    http://www.institutomemoria.com.br/detalhes.asp?id=339

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sergio!

      Muito obrigada pela indicação. Vou dar uma olhada no livro, com certeza.

      Abraços,

      Eva dos Reis

      Excluir
  3. Obrigada pela contribuição, muito do que li aqui não sabia e não havia encontrado em outro site.
    Parabéns pelo seu excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu é que agradeço e fico feliz por ter ajudado de alguma forma.
      Abraços,
      Eva dos Reis

      Excluir
  4. estou pesquisando informações sobre a escrita de PAUL JOUILSON vocês poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!
      Infelizmente eu não tenho maiores informações sobre essa escrita, somente o que consta no livro "Escrita de Sinais sem mistérios".

      Excluir
  5. You have an impeccable article here in your blog and I am impressed by what you have written. Keep Sharing this kind of posts. If you need Assignment writing service, then look no further at our firm we have trained experts to assist you the best way possible.

    ResponderExcluir
  6. It was nice of you to publish this article here, thank you. If you are looking for Back linking experts for hire, Back linking services kenya, Blog article writing service we are known to be the best.

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas para aplicarmos em nosso colegio zona norte SP, nossos alunos vão amar as diquinhas, muito util, parabéns!

    ResponderExcluir