23 de dez. de 2013

Linguística, Linguagem e Língua

Eva dos Reis Araújo Barbosa (2013)

Língua, Linguística e Linguagem
Fonte: Google Imagens.

A Linguística “é o estudo científico das línguas naturais e humanas” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 15). Nesse sentido, fica a seguinte dúvida: qual é a diferença entre língua e linguagem?
Segundo Bernardino, Silva e Passos (s.d, p. 1), “o termo linguagem, na língua portuguesa, faz referência à forma generalizada de comunicação, [...] seria o meio usado para transmitir uma informação em toda e qualquer forma de comunicação”. Desse modo, seguindo a linha de pensamento das autoras, existe a linguagem dos animais, a linguagem sonora, a linguagem visual, etc. Então, todos os meios que utilizamos para nos comunicar e que proporcionam, de alguma forma, uma interação, são considerados como linguagens.

Por outro lado, a língua “pode ser definida como um conjunto de palavras, sinais e expressões organizados a partir de regras, sendo utilizada por uma comunidade para a interação” (BERNARDINO; SILVA; PASSOS, s.d., p.2), ou seja, ela é uma forma de linguagem utilizada pelos seres humanos para a comunicação. Para ser considerada uma língua é necessário ter alguns princípios comuns a todas as línguas, chamados de “universais linguísticos”, alguns deles são (FROMKIN; RODMAN, 1993 apud SALLES et al, 2004, p. 85-94):

1 – Onde houver seres humanos haverá língua(s);
2 – Todas as línguas são capazes de expressar qualquer ideia e de expandir seu vocabulário para expressar novos conceitos, ou seja, não existem línguas primitivas;
3 – Todas as línguas mudam ao longo do tempo;
4 – A relação entre sons e significados ou entre sinais e significados são, em sua maioria, arbitrários;
5 – Todas as línguas possuem processos de formação de palavras e regras gramaticais;
6 – Todas as línguas possuem segmentos discretos na formação de palavras ou sinais (fonemas);
7 – Todas as línguas apresentam categorias gramaticais;
8 – Todas as línguas apresentam universais semânticos (macho/fêmea, animado/humano);
9 – Todas as línguas indicam tempo passado, negação, pergunta, comando, etc.;
10 – Todas as línguas são capazes de produzir e entender um conjunto infinito de sentenças (universais sintáticos),
11 – Qualquer criança normal, em qualquer lugar do mundo, é capaz de aprender uma língua à qual é exposta.

Diante disso, a Libras e qualquer língua de sinais são consideradas como línguas e como formas de linguagem, já que elas possuem todos os requisitos necessários para serem consideradas como tal. Além disso, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida pela legislação brasileira, através da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que diz o seguinte:

 Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.                                                                                                          
 Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. (BRASIL, 2002, p. 1)          

Portanto, não devemos tratar a Libras ou as demais línguas de sinais como linguagens, já que elas não são somente um sistema de símbolos utilizados para a comunicação, mas sim línguas, contendo todos os pré-requisitos necessários para isso.


Referências:

BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida; SILVA, Giselli Mara da; PASSOS, Rosana. Língua e Linguagem (Texto elaborado para uso na disciplina “Fundamentos de Libras”). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, s.d.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.


SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima et all. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP – Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, 2004.



Texto escrito por Eva dos Reis Araújo Barbosa, no dia 17 de dezembro de 2013 e revisado no dia 27 de março de 2019.


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Fonte: http://pueridei.com.br

Ao citar algo que esteja em nosso Blog, cite as devidas fontes: BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Nome do texto do Blog. Santa Luzia: No mundo da Libras, 2013. Disponível em: <<http://nomundodalibras.blogspot.com.br/>>. Acesso em: coloque a data.












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