Informações sobre a autora do Blog
![]() |
Meu sinal em Escrita de Sinais (SignWriting). |
Olá!
4. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Português como Segunda Língua e Multimodalidade: Análise de um Vídeo Tutorial para Alunos Surdos. Escrita, PUCRJ, v. 1, p. 1, 2017. Disponível em: <<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/28876/28876.PDF>>.
5. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo; BARTHOLOMEU, Isabela Catarina Soares. Ensino de Português como Segunda Língua: Análise dos Aspectos Gráfico-Editoriais de uma Unidade Didática Voltada a Alunos Surdos. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 17, p. 01-31, 2016. Disponível em:<<http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C2%BA%20Artigo%20REVISTA%2017%20Eva%20dos%20Reis%20Araujo%20Barbosa.pdf>>.
6. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo; RAFAEL, Giovanna Cristina Rodrigues Alves. Breve estudo comparativo entre a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras): implicações de duas línguas espaço-visuais diferentes em países que falam a mesma língua oral oficial. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 1, p. 1-43, 2014. Disponível em: <<http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C3%82%C2%BA%20Artigo%20da%20Revista%2012%20%5BBARBOSA%20%26%20RAFAEL%5D.pdf>>.
7. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Leitura, Interpretação e Produção de Tirinhas: uma experiência de estágio com alunos surdos do ensino fundamental. Olh@res, v. 2, p. 345-372, 2014. Disponível em: <<http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/portuguesl2surdos/Barbosa_Tirinhas.pdf>>.
Meu nome é Eva dos Reis, sou ouvinte
e criadora do blog No mundo da Libras.
Sou doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sou também especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese/UTP, além de graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG.
Amo tudo que envolve Libras, a Educação de Surdos, os Surdos e a Cultura Surda. Procuro sempre estar atualizada nessa área, por meio de cursos, participação em eventos e contato com a Comunidade Surda. Comecei a estudar a Língua de Sinais em 2010 e, desde então, vivo
"no mundo da Libras".
____________________________________________
Minhas
Publicações:
Monografia de Bacharelado:
1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Novas Tecnologias
de Informação e Comunicação e o Ensino de Português para Surdos: Práticas e
Concepções de Professores. 82 f. Monografia (Bacharelado em Estudos
Linguísticos do Português). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas
Gerais. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <<http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/portuguesl2surdos/Monografia_versao_final.pdf>>.
Dissertação de Mestrado:
1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Navegando no
Universo Surdo: a Multimodalidade a favor do Ensino de Português como Segunda
Língua em um Curso EAD. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) –
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em:
<<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/RMSA-AHVLT3>>.
Tese de Doutorado:
1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Realidade, necessidade e possibilidade dos materiais didáticos de português como segunda língua para surdos: visão crítica e multimodal. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <<https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37705/1/Tese%20completa_Eva%20dos%20Reis%20%281%29.pdf>>.
1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Realidade, necessidade e possibilidade dos materiais didáticos de português como segunda língua para surdos: visão crítica e multimodal. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <<https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37705/1/Tese%20completa_Eva%20dos%20Reis%20%281%29.pdf>>.
Artigos:
1. DIAS, Reinildes; BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa. The Especialist, v. 41, p. 01-22, 2020. Disponível em: <<https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/42936>>.
2. DIAS,
Reinildes; BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Multimodalidade e a Gramática
do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos
surdos brasileiros. Calidoscópio, v. 16, n. 3, p. 491-505, set./dez. 2018. Disponível em: <<http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13/60746819?fbclid=IwAR1IzaKHc3-6rWsq2URL8meBHR-HR_mLzPjw5SLUWEuRj5rWb78rDEKBZZ0>>.
3. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Acessibilidade para surdos na Educação a Distância: uma experiência voltada à produção escrita. Inventário, Universidade Federal da Bahia, v. 1, p. 169-176, 2018. Disponível em: <<https://portalseer.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23610/17360>>.
3. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Acessibilidade para surdos na Educação a Distância: uma experiência voltada à produção escrita. Inventário, Universidade Federal da Bahia, v. 1, p. 169-176, 2018. Disponível em: <<https://portalseer.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23610/17360>>.
4. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Português como Segunda Língua e Multimodalidade: Análise de um Vídeo Tutorial para Alunos Surdos. Escrita, PUCRJ, v. 1, p. 1, 2017. Disponível em: <<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/28876/28876.PDF>>.
5. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo; BARTHOLOMEU, Isabela Catarina Soares. Ensino de Português como Segunda Língua: Análise dos Aspectos Gráfico-Editoriais de uma Unidade Didática Voltada a Alunos Surdos. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 17, p. 01-31, 2016. Disponível em:<<http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C2%BA%20Artigo%20REVISTA%2017%20Eva%20dos%20Reis%20Araujo%20Barbosa.pdf>>.
6. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo; RAFAEL, Giovanna Cristina Rodrigues Alves. Breve estudo comparativo entre a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras): implicações de duas línguas espaço-visuais diferentes em países que falam a mesma língua oral oficial. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 1, p. 1-43, 2014. Disponível em: <<http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C3%82%C2%BA%20Artigo%20da%20Revista%2012%20%5BBARBOSA%20%26%20RAFAEL%5D.pdf>>.
7. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Leitura, Interpretação e Produção de Tirinhas: uma experiência de estágio com alunos surdos do ensino fundamental. Olh@res, v. 2, p. 345-372, 2014. Disponível em: <<http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/portuguesl2surdos/Barbosa_Tirinhas.pdf>>.
Capítulos de livros:
1. BARBOSA, Eva dos Reis
Araújo. Gêneros discursivos e ensino de
português para surdos: uma proposta de projeto pedagógico. In: GARCIA, Marcus; ORANGES, Caio; GARCIA, Bruna. (Orgs.). Olhares
e falares: Estudos contemporâneos sobre a Língua Portuguesa. 1ed.Cabo Frio:
Mares Editores, 2016, v. 1, p. 17-46. Disponível em: <<http://www.youblisher.com/p/1465624-Olhares-e-falares-estudos-contemporaneos-sobre-a-Lingua-Portuguesa/>>.
2. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Análise multimodal de uma unidade de material didático de português como segunda língua para alunos surdos. In: GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. (Orgs.). Semiótica Social, Multimodalidade, Análises, Discursos. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 66-83. Disponível em: <<https://www.researchgate.net/publication/336886085_Semiotica_social_multimodalidade_analises_discursos>>.
2. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Análise multimodal de uma unidade de material didático de português como segunda língua para alunos surdos. In: GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. (Orgs.). Semiótica Social, Multimodalidade, Análises, Discursos. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 66-83. Disponível em: <<https://www.researchgate.net/publication/336886085_Semiotica_social_multimodalidade_analises_discursos>>.
Trabalhos completos em anais de eventos:
1. BARBOSA, Eva
dos Reis Araújo. O aplicativo WhatsApp
como recurso multimodal no desenvolvimento da escrita dos alunos surdos em um
curso EAD. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR, 3, 2017,
Belo Horizonte. Anais do III Congresso de
Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017. v. 3. p. 1-13. Disponível
em: <<https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/CIM/paper/viewFile/629/270>>.
2. BARBOSA, Eva
dos Reis Araújo. A Multimodalidade no Ensino de Português como
Segunda Língua para Surdos em um Curso de Educação a Distância. In: CONGRESSO
DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS DE ENSINO, 2, 2016, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Inovação e
Metodologias de Ensino, 2016. p. 01-14. Disponível em: <<https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2016/paper/view/294/152>>.
3. ANDRADE, Francine Souza; BARBOSA, Eva dos Reis Araújo;
LOURENÇO, Guilherme. Diferença entre Tradução e Interpretação na Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS): Análise Comentada de Duas Sinalizações. In: CONGRESSO
NACIONAL DE LIBRAS, 1, 2015, Uberlândia. Anais
I CONALIBRAS - UFU. Uberlândia: Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e
Atendimento em Educação Especial, 2015. v. 1. p. 1-13. Disponível em: <<http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/CONALIBRAS/trabalhos/oral/eixo3/DIFERENCAS%20ENTRE%20TRADUCAO%20E%20INTERPRETACAO%20NA%20LINGUA%20BRASILEIRA%20DE%20SINAIS%20LIBRAS%20UMA%20ANALISE%20SOBRE%20HESITACOES.pdf>>.
Resumos expandidos em anais de eventos:
1. BARBOSA, Eva dos Reis
Araújo. A multimodalidade no ensino de
português como segunda língua para alunos surdos na modalidade a distância. In:
JORNADA NELP/CP, 1, 2017, Belo Horizonte. Anais
da I Jornada NELP-CP. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 1. p. 14-16.
____________________________________
Currículo Lattes:
____________________________________
Espero que gostem
bastante do Blog e que ele possa contribuir para a difusão da Libras e da
Cultura Surda e para a defesa da Educação Bilíngue para surdos. Fique à vontade para compartilhar o conteúdo veiculado aqui, lembrando sempre de citar as fontes.
![]() |
Sinal de OBRIGADA em Libras Fonte: Google Imagens. |
Obrigada!
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário