Sobre a autora

Informações sobre a autora do Blog



Meu sinal em Escrita de Sinais (SignWriting).


Olá!

Meu nome é Eva dos Reis, sou ouvinte e criadora do blog No mundo da Libras. 


Sou doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sou também especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese/UTP, além de graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG.


Amo tudo que envolve Libras, a Educação de Surdos, os Surdos e a Cultura Surda. Procuro sempre estar atualizada nessa área, por meio de cursos, participação em eventos e contato com a Comunidade Surda. Comecei a estudar a Língua de Sinais em 2010 e, desde então, vivo "no mundo da Libras".

____________________________________________

Minhas Publicações:

Monografia de Bacharelado:

1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Português para Surdos: Práticas e Concepções de Professores. 82 f. Monografia (Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <<http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/portuguesl2surdos/Monografia_versao_final.pdf>>.


Dissertação de Mestrado:

1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Navegando no Universo Surdo: a Multimodalidade a favor do Ensino de Português como Segunda Língua em um Curso EAD. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/RMSA-AHVLT3>>.


Tese de Doutorado:

1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Realidade, necessidade e possibilidade dos materiais didáticos de português como segunda língua para surdos: visão crítica e multimodal. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <<https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37705/1/Tese%20completa_Eva%20dos%20Reis%20%281%29.pdf>>.

Artigos:

1. DIAS, Reinildes; BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa. The Especialist, v. 41, p. 01-22, 2020. Disponível em: <<https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/42936>>. 

2. DIAS, Reinildes; BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros. Calidoscópio, v. 16, n. 3, p. 491-505, set./dez. 2018. Disponível em: <<http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13/60746819?fbclid=IwAR1IzaKHc3-6rWsq2URL8meBHR-HR_mLzPjw5SLUWEuRj5rWb78rDEKBZZ0>>.

3. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Acessibilidade para surdos na Educação a Distância: uma experiência voltada à produção escrita. Inventário, Universidade Federal da Bahia, v. 1, p. 169-176, 2018. Disponível em: <<https://portalseer.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23610/17360>>.

4. BARBOSA,
Eva dos Reis Araújo
. Português como Segunda Língua e Multimodalidade: Análise de um Vídeo Tutorial para Alunos Surdos. Escrita, PUCRJ, v. 1, p. 1, 2017. Disponível em: <<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/28876/28876.PDF>>.

5. BARBOSA,
Eva dos Reis Araújo
; BARTHOLOMEU, Isabela Catarina Soares. Ensino de Português como Segunda Língua: Análise dos Aspectos Gráfico-Editoriais de uma Unidade Didática Voltada a Alunos Surdos. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 17, p. 01-31, 2016. Disponível em:<<http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C2%BA%20Artigo%20REVISTA%2017%20Eva%20dos%20Reis%20Araujo%20Barbosa.pdf>>.

6. BARBOSA,
Eva dos Reis Araújo
; RAFAEL, Giovanna Cristina Rodrigues Alves. Breve estudo comparativo entre a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras): implicações de duas línguas espaço-visuais diferentes em países que falam a mesma língua oral oficial. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 1, p. 1-43, 2014. Disponível em: <<http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C3%82%C2%BA%20Artigo%20da%20Revista%2012%20%5BBARBOSA%20%26%20RAFAEL%5D.pdf>>.

7. BARBOSA,
Eva dos Reis Araújo.
Leitura, Interpretação e Produção de Tirinhas: uma experiência de estágio com alunos surdos do ensino fundamental. Olh@res, v. 2, p. 345-372, 2014. Disponível em: <<http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/portuguesl2surdos/Barbosa_Tirinhas.pdf>>.


Capítulos de livros:

1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Gêneros discursivos e ensino de português para surdos: uma proposta de projeto pedagógico. In: GARCIA, Marcus; ORANGES, Caio; GARCIA, Bruna. (Orgs.). Olhares e falares: Estudos contemporâneos sobre a Língua Portuguesa. 1ed.Cabo Frio: Mares Editores, 2016, v. 1, p. 17-46. Disponível em: <<http://www.youblisher.com/p/1465624-Olhares-e-falares-estudos-contemporaneos-sobre-a-Lingua-Portuguesa/>>.

2. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Análise multimodal de uma unidade de material didático de português como segunda língua para alunos surdos. In: GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. (Orgs.). Semiótica Social, Multimodalidade, Análises, Discursos. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 66-83. Disponível em: <<https://www.researchgate.net/publication/336886085_Semiotica_social_multimodalidade_analises_discursos>>. 


Trabalhos completos em anais de eventos:

1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. O aplicativo WhatsApp como recurso multimodal no desenvolvimento da escrita dos alunos surdos em um curso EAD. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR, 3, 2017, Belo Horizonte. Anais do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017. v. 3. p. 1-13. Disponível em: <<https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/CIM/paper/viewFile/629/270>>.

2. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. A Multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos em um Curso de Educação a Distância. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS DE ENSINO, 2, 2016, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, 2016. p. 01-14. Disponível em: <<https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2016/paper/view/294/152>>.

3. ANDRADE, Francine Souza; BARBOSA, Eva dos Reis Araújo; LOURENÇO, Guilherme. Diferença entre Tradução e Interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Análise Comentada de Duas Sinalizações. In: CONGRESSO NACIONAL DE LIBRAS, 1, 2015, Uberlândia. Anais I CONALIBRAS - UFU. Uberlândia: Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial, 2015. v. 1. p. 1-13. Disponível em: <<http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/CONALIBRAS/trabalhos/oral/eixo3/DIFERENCAS%20ENTRE%20TRADUCAO%20E%20INTERPRETACAO%20NA%20LINGUA%20BRASILEIRA%20DE%20SINAIS%20LIBRAS%20UMA%20ANALISE%20SOBRE%20HESITACOES.pdf>>.


Resumos expandidos em anais de eventos:

1. BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua para alunos surdos na modalidade a distância. In: JORNADA NELP/CP, 1, 2017, Belo Horizonte. Anais da I Jornada NELP-CP. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 1. p. 14-16.

____________________________________

 Currículo Lattes: 


____________________________________

Espero que gostem bastante do Blog e que ele possa contribuir para a difusão da Libras e da Cultura Surda e para a defesa da Educação Bilíngue para surdos. Fique à vontade para compartilhar o conteúdo veiculado aqui, lembrando sempre de citar as fontes.

Sinal de OBRIGADA em Libras
Fonte: Google Imagens.

Obrigada! 
_________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário