Páginas

23 de dez. de 2013

Fonética e Fonologia das Línguas de Sinais


 Eva dos Reis Araújo Barbosa (2013)

Libras
Fonte: http://www.cct.ufcg.edu.br/


Assim como qualquer outra língua, a Língua de Sinais também possui sua gramática própria, ou seja, ela também tem sua fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, etc. Isso contribui, juntamente com outros fatores , para a confirmação de seu status de língua (ver: http://nomundodalibras.blogspot.com.br/2013/12/linguisticalinguagem-e-lingua-lingua.html).

Linguística, Linguagem e Língua

Eva dos Reis Araújo Barbosa (2013)

Língua, Linguística e Linguagem
Fonte: Google Imagens.

A Linguística “é o estudo científico das línguas naturais e humanas” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 15). Nesse sentido, fica a seguinte dúvida: qual é a diferença entre língua e linguagem?
Segundo Bernardino, Silva e Passos (s.d, p. 1), “o termo linguagem, na língua portuguesa, faz referência à forma generalizada de comunicação, [...] seria o meio usado para transmitir uma informação em toda e qualquer forma de comunicação”. Desse modo, seguindo a linha de pensamento das autoras, existe a linguagem dos animais, a linguagem sonora, a linguagem visual, etc. Então, todos os meios que utilizamos para nos comunicar e que proporcionam, de alguma forma, uma interação, são considerados como linguagens.